quinta-feira, dezembro 09, 2004

Pitês, O Português do Século XXI.

Para além do Português e do Mirandês, Portugal tem vindo a notar cada vez mais o desenvolvimento de um novo código linguístico. Esta nova forma linguística denominada como Pitês é basicamente usada por uma série de 'personagens' entre os 13 e os 17 anos, sendo que, muitas vezes se vê pessoas já com uma certa idade a utilizar estes mesmos códigos linguísticos. Os seus traços característicos são nomeadamente o facto da sua escrita não ser muito linear, isto é, verifica-se claramente uma inconstância constante que na prática caracteriza-se pelo uso intercalado de letras maiúsculas com minúsculas e o uso excessivo da letra "X" dando claramente origem a uma série de aliterações caracterizadas pelo som "xeee".
Para o ilustre leitor deste canto se aperceber do que estou a falar nada mais nada menos do que ler um texto escrito desta forma. Devo confessar que me era muito difícil conseguir adoptar este código linguístico, por isso, pedi ajuda a um amigo para traduzir um texto que estava em Português e passa-lo para Pitês. O resultado surpreendeu-me, de facto, ele conseguiu captar toda a essência do Pitês. Obrigado Amigo ;)
Texto em Pitês:
OlAxh WinDuX dO mEuH CoRaXauHm. XaMo-MeH aNaH e TeNhuH 15 AnItUx (xIm PodEm-mEh XaMaRi PiTah MaX cD Um é ComUh É, e O iMpT é o IntEriOrI dA pExOuAh =) xOu Um PoUcUh ReBelDiHzItAh PoR IxUh GoTuh MuiTo De OuViriH LiNkIn PaRk, EvAnExScEnCeH, HiM, kOrn, SliPkNoT, eH TuDiNuH O que seja nEw MetAl ou mEtAlCorE. GoTuH mUiTuH dE MuXiCaH e De IrEh a CuHnXeRtUs, PinXiNpAlMenTe dE iR pArAh o MoShE. Eu xOuI gAnDah MaLhukA eHeHeeeHHheHheh =D
GoTuH dE bEbeRi aTé CaIr Po LaDuH e FuMarI BrOcAxS cOm oS mEuX aMiGuS Mái LinDuxS!!! De VeX eM quando GoTuH dE xAiRiH e ArRaNjAr uM nAmOrAdUh e DaR uMaS fOdAx MiXeRaVeiS qUaNduH a MINHA mAmAezItAh vAi aO mEdIcUh Ou Se MeTeh A cUsCarI cOm aX viZiNhAx acerca dEh toDah a gEntIh dUh BaRrIuH. qUanDuH nAo dÁ vou bAtErIh pUnhEtAhXs a eLeh nU jaRdIm dAh xTrElAh oUh cOiXaxS dUh GeNeRuh.
O mEuH xOnHo éH fUmaRi uM canhão gIgAnTeh e ficar aXim cUm a MocAh uM dIah IntEiRuh. Ideal eRah mEsmUh a vIdAh tOdaH eHeHHehEhehEheh tIpUh bOb MaRleY LololliXh.
BeMh aGoRah QueRiaH xÓ pEdiRIh aXim Pô FavORiH pArAh FaXerEm uM XoL muXicAh GoTiCuh pUquEh aXcoh qUe Jah xTavAh nA aLtuRaH dEh cRiaRi um. KrIah dIzEriH qUe tAmbEm aDoRuH PuStArh FotUhs nOx mEuXs PhoTobLogXs e fOtoLogs. CrIei tAmBem UmA cOntaH nU dEviAntArT pA pOdEr PaRtiLhaRi cOm VoxEs aXs MiNhAx fOtOx dE eU cA MoCah, eU cuM oXs MeuX aMigUs , eU cOm O cão, Eu cOm U pIjAmItAh, eU CoM U pItUh aOx SaLtUs, EtXc. VoXeZeHx sAbEm cOmÉh.
BeIjInHuX gAndX, GoTuh mUiTuh dE vOcEx.
eU xOu MeMuH mAlUcAh eHehEheheh =D
Ah JaH mE eXquEcIA. BeIjInHoXs pA MaTiLdE, Pa dOraH e Pa tOdAh a Ex tUrMah duH 9ºC.
** xUaKi **